Junta de Freguesia e Orquestra Ligeira de Ansião promovem IV Encontro de Orquestras Ligeiras
Terá lugar no próximo dia 29 de Maio, no Centro Cultural de Ansião a partir das 21.30, o IV Encontro de Orquestras Ligeiras de Ansião.
Numa iniciativa conjunta da Orquestra Ligeira e da Junta de Freguesia de Ansião, a edição deste ano contará com as presenças, para além da orquestra anfitriã, das Orquestras Lá-Mi-Ré (Monção) e Orquestra Ligeira de Vagos (Aveiro).
Se as Orquestras Ligeiras de Vagos e Ansião se caracterizam por uma composição muito aproximada das típicas Big-Bands, com repertórios de tendências mais jazzisticas, o mesmo já não se pode dizer da Orquestra Lá-Mi-Ré pois, para além dos habituais instrumentos de sopro, inclui nas suas fileiras mais de uma dezena de acordeões e concertinas, assegurando assim uma diversificação musical do espectáculo com a marca cultural do Alto-Minho.
O espectáculo contará ainda com uma breve interpretação do recém criado Coral Ansianense que aproveitará a ocasião para presentear o público com uma pequena amostra do trabalho desenvolvido recentemente, dando desde já o mote para um encontro de grupos corais a dinamizar num futuro próximo.
Garantindo uma lógica de intercâmbio cultural subjacente à organização deste evento, as duas Orquestras visitantes formalizaram já o convite à
Orquestra Ligeira de Ansião para participar em eventos semelhantes, a 10 de Julho em Vagos e no mês de Setembro em Monção.
Depois da sua 2ª experiência televisiva, em Janeiro passado no canal SIC, e antes de rumar à cidade alemã de Erbach, onde representará o Município de Ansião entre os dias 18 e 21 de Julho nas festividades locais, a Orquestra Ligeira de Ansião, agora dirigida pelo maestro Jorge Évora, acrescenta ao seu profícuo calendário de 2010 este momento de sublime valor musical, convidando duas congéneres de reconhecido mérito cultural.